segunda-feira, 6 de julho de 2009

Comunidades dos bairros Cabana, Santa Tereza e Lagoinha elegem o “Símbolo do bairro”


O projeto “Símbolo do meu bairro”, organizado pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG), divulga resultado da escolha de símbolos que na opinião da comunidade mais retratam os bairros: Cabana, Santa Tereza e Lagoinha, como parte da Campanha de Preservação do Patrimônio Modernista Professor Sylvio de Vasconcellos. No Cabana, das quase 2 mil e 300 cédulas, saiu vencedora a Rua Independência com 65% dos votos. No bairro Lagoinha, com mais de 63% dos votos, foi escolhida a Rua Itapecerica como o marco deste bairro. No Santa Tereza, com resultados muito próximos, venceu a Praça Duque de Caxias e o coreto (48,84%), sendo o Restaurante Bolão considerado o segundo representante do bairro (45,7%).

Devido à pequena diferença entre o primeiro e segundo colocado no bairro Santa Tereza, a coordenação do projeto optou agraciar, com menção honrosa, o Restaurante Bolão, sendo este, desta maneira, incluído na próxima etapa do projeto, que irá discutir junto à comunidade como preservar estes símbolos e apresentar estratégias de atuação. Sendo assim, será encaminhada solicitação do registro do estabelecimento, junto conselho de Patrimônio das Cidades, para o tombamento do restaurante como patrimônio cultural de Belo Horizonte, assim como, a Cantina do Lucas, localizado no tradicional Edifício Malleta.

Através de participação popular, foram escolhidos, pela comunidade de cada bairro, os símbolos que mais representam cada região, dentre os candidatos pré-selecionados por meio de trabalho de pesquisa, realizada por grupo multidisciplinar da Escola de Arquitetura da UFMG, composta pelo arquiteto Guilherme Maciel Araújo, o psicólogo Vilmar Sousa, a historiadora Marilda Araujo, a turismóloga Flávia Possato, a arquiteta Lívia Fortini, entre outros, coordenado pelo ex-presidente do IAB-MG e professor da UFMG, arquiteto Leonardo Castriota.




Fotografias de alunos de escolas públicas serão transformados em pop cards

Alunos da Escola Estadual Silviano Brandão, na Lagoinha; da Escola Estadual Pedro Américo no Santa Tereza: e moradores do bairro Cabana, através da Associação do Bairro participaram de “Concurso de Fotografia”, resultado das oficinas sócio-educativas que fizeram parte da mobilização das comunidades dentro do projeto Símbolo do meu bairro. No Cabana, a foto vencedora referente a Rua da Independência, de autoria da moradora do bairro, Renata Gomes da Silva. Na Lagoinha, a foto vencedora foi a Casa da Loba dos alunos da E. E. Silviano Brandão. No bairro Santa Tereza, a foto mais votada foi a de Jerson de Souza, aluno da Escola Estadual Pedro Américo, que destaca a Praça Duque de Caxias e Igreja de Santa Tereza.

As fotos vencedoras foram escolhidas pelos próprios alunos e pela comunidade e serão transformadas em Pop Cards, para serem distribuídas, gratuitamente, pela capital mineira, como parte da próxima etapa do projeto que visa esforços para se garantir a sua preservação.



Serviço:
Escola de Arquitetura da UFMG Local: Endereço: Rua Paraíba, 697 – Savassi
Informações: (31) 3409.8820
Informações para a imprensa
Ruth Miranda
Celular: (31) 9639-6294

IAB-MG
Departamento de Minas Gerais/ Instituto de Arquitetos do Brasil
Telefone: (31) 3225-6408
Email: iabmgiab@yahoo.com.br
Endereço: Rua Mestre Lucas, 70 – Cruzeiro